segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Cortinas Acerte Nas Medidas

               Cortinas: acerte nas medidas

Dicas de como colocar a cortina da maneira mais adequada a cada ambiente

 

 

Sua sala é linda, bem decorada, com cada móvel em seu lugar e com itens decorativos perfeitos. Mas você sente que ainda tem alguma coisa errada com ela? Observe a sua cortina. É bem provável que ela esteja em desarmonia com o ambiente, seja pelo modelo escolhido ou pelas medidas que ela apresenta. Por isso, sugerimos aqui algumas dicas de como escolher a cortina do tamanho ideal e como colocá-la da maneira mais adequada para cada ambiente.  

A cortina precisa ter um caimento do tecido e um comprimento ideal. Além disso, deve ter uma distância correta em relação ao teto.
Tecido
Na hora de escolher a cor da sua cortina, fique atento à composição do ambiente. Os modelos lisos de tons mais claros e neutros são mais fáceis de combinar.
Cores e estampas podem ser usadas, desde que em harmonia com o restante da decoração.  Contudo, fique atento se o tipo de tecido é resistente ao sol, pois tons mais fortes e estampados são mais vulneráveis à claridade do sol e podem desbotar.
Modelo
O modelo faz toda a diferença no efeito visual do local. Uma cortina curta, que ocupe todo o espaço da parede, por exemplo, pode deixar o ambiente pesado. Com um modelo longo e estreito, que se restrinja ao espaço da largura da janela, o lugar fica com uma aparência muito mais leve. E ainda sobra espaço para decorar a parede lateral com um quadro ou uma luminária.
Para quem não gosta de uma cortina comprida, com tecido longo, uma sugestão é optar por painéis – de preferência de um material mais grosso, como o linho -  retos, sem dobras verticais. Isso deixará o ambiente elegante e sofisticado.
Tamanho ideal
Quando for escolher a sua cortina, é muito importante que você fique atento ao tamanho da janela e à distância do pé-direito.
Quanto à altura:
Se a sua janela for baixa, procure instalar o trilho ou varão da cortina bem acima dela, caso contrário, a impressão que se terá é de que ela é achatada.
Se o pé-direito da sua casa ou apartamento for bem alto, instale a cortina na metade da distância entre a parte de cima da janela e o teto. Isso trará um bom efeito.
Mas, se você quer deixar o ambiente com uma aparência ampliada, experimente instalá-la o mais alto possível, chegando ao teto.
Quanto ao  comprimento:
Uma cortina com comprimento longo é mais elegante. Contudo, cuidado para não escolher uma muito comprida, que arraste no chão. Além de ser visualmente desagradável, acumula muito sujeira e prejudica a circulação. Por isso, prefira os modelos longos, porém que apenas toquem levemente o chão. O ideal é que se mantenha o arraste em no máximo 4 cm.  Caso tenha uma muito longa, faça a bainha e resolva o problema.
Escolha a cortina certa e acerte na decoração!
Credito ao site  http://www.magazineluiza.com.br/PortaldaLu/verConteudo.asp?id=5405

 

Um comentário:

SORTEIO DE UMA CORTINA

No dias 12/05/2013 estarei sorteando 1 cortina para participar é só compatilhar,curtir minha pagina. a todos boa sorte e participe....